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Apostila (SMS) Prefeitura do Rio de Janeiro 2019 - FONOAUDIÓLOGO


Por:
R$ 44,00

ou 4x de R$ 11,55 com juros
 

PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO - RJ

 

A Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ publicou o Conteúdo Programático sugerido para as Provas do Concurso Público que visa atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde.

O Concurso disponibiliza oportunidades para profissionais de nível superior, especificamente nos cargos de: Farmacêutico (7), Fisioterapeuta (7), Fonoaudiólogo (7), Nutricionista (7), Psicólogo (7) e Terapeuta Ocupacional (4).

Os servidores quando assumirem as funções devem cumprir jornadas entre 24h, 30h e 32h30 por semana, com remuneração equivalente a R$ 2.148,00. Haverá ainda acréscimo de gratificação de insalubridade e auxílio transporte.

As inscrições com custo de R$ 100,00, devem ser realizadas entre às 10h do dia 01 de abril de 2019 até às 23h59 do dia 09 de abril de 2019, através do endereço eletrônico www.rio.rj.gov.br.

Como forma de classificar os inscritos será aplicada Prova Objetiva provavelmente no dia 19 de maio de 2019, com duração de até 4h.

A validade deste Concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação do despacho da homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Superior.

FONOAUDIÓLOGO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão e interpretação de texto contemporâneo. 1.1 Gêneros e modos de organização dos textos. 1.2 Localização de informações explícitas e implícitas no texto. 1.3 Significado de vocábulos e expressões no contexto. 2. Ortografia oficial – segundo o atual acordo ortográfico. 2.1 Acentuação gráfica. 2.2 Emprego de letras. 2.3 Emprego do hífen. 3. Formação de palavras. 3.1 Valor semântico de radicais, prefixos e sufixos. 3.2 Neologismos e estrangeirismos. 4. Uso e função das diferentes classes gramaticais. 4.1 Artigos e substantivos. 4.2 Pronomes: emprego e colocação. 4.3 Adjetivos e locuções adjetivas. 4.4 Advérbios e locuções e adverbiais. 4.5. Preposições. 4.6 Conjunções. 5. Emprego dos verbos. 5.1 Flexão verbal. 5.2 Tempos, modos e vozes verbais. 5.3 Locuções verbais, tempos compostos e formas nominais do verbo. 5.2 Correlação entre tempos verbais. 5.3 Concordância verbal. 6. Flexão e concordância nominal. 7. Regência nominal e verbal. 7.1 Crase. 8. Relações de sentido entre orações e segmentos de texto. 8.1 Conectores que conferem coesão e coerência ao texto. 9. Emprego dos sinais de pontuação. 10. Denotação e conotação. 10.1 Uso e valor das figuras de linguagem. 11. Adequação da língua ao contexto de uso. 11.1 Redação oficial. 11.2 Reescrita de frases. 11.3 Variação linguística. 12. Discursos direto e indireto.

LEGISLAÇÃO DO SUS

1. Legislação. 2. Objetivos 3. Diretrizes 4. Participação da Comunidade e Controle Social 5. Atribuições dos três níveis de governo. 6. Ações específicas da Atenção Básica 7. Organização da Estratégia de Saúde da Família 8. Políticas intersetoriais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

AUDIOLOGIA: 1. Anatomia e Fisiologia da Audição. 2. Desenvolvimento do Sistema Auditivo. 3. Etiologia. 4. Avaliação Audiológica e do Sistema Vestibular. 5. Testes Eletrofisiológicos. 6. Classificação. 7. Diagnóstico. 8. Processamento Auditivo. 9. Patologias Cocleares, Retrococleares e do Sistema Tímpano-Ossicular. 10. Triagem Auditiva Neonatal. 11. Implante Coclear. 12. Reabilitação Vestibular. 13. Atuação Fonoaudiológica. 14. Audiologia Educacional e Ocupacional. 15. Aparelho de Amplificação Sonora Individual. DISFAGIA: 1. Anatomofisiologia Aplicada à Função de Deglutição, suas Fases e Eventos. 2. Mecanismos de Proteção das Vias Aéreas para a Deglutição. 3. Avaliação Clínico-Estrutural e Instrumental da Deglutição. 4. Classificação. 5 Diagnóstico. 6. Transtornos da Função de Deglutição de Origem Neurológica, Mecânica e Transitória. 7. Manejo e Gerenciamento do Paciente com Disfagia. 8. Atuação Fonoaudiológica em Neonatologia, no Adulto e no Idoso. 9. Tratamento e Reabilitação das Disfagias Orofaríngeas. LINGUAGEM: 1. Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem. 2. Avaliação 3. Classificação. 4. Diagnóstico Diferencial dos Transtornos de Linguagem. 5. Abordagens Terapêuticas.6. Distúrbios Específicos de Linguagem. 7. Alterações do Desenvolvimento da Linguagem. 8. Distúrbios de Aprendizagem 9. Alterações da Linguagem de Origem Neurológica. MOTRICIDADE OROFACIAL: 1. Anatomofisiologia do Sistema Estomatognático. 2. Acompanhamento Fonoaudiológico em Pacientes Portadores de Transtornos Motores da Fala de Origem Neurológica e Mecânica. 3. Transtornos Funcionais da Fala e Deglutição. 4. Desenvolvimento e Transtornos das Funções Estomatognáticas. 5. Classificação. 6. Avaliação. 7. Diagnóstico. 8. Tratamento. VOZ: 1. Anatomia e Fisiologia da Fonação. 2. Etiologia. 3. Avaliação. 4.Classificação.5. Diagnóstico Clínico.6. Alterações Vocais. 7. Orientação e Higiene Vocal. 8. Abordagens Terapêuticas. 9. Prevenção. SAÚDE PÚBLICA: 1. Fonoaudiologia e Saúde Coletiva. 2. Práticas Fonoaudiológicas na Promoção da Saúde.3. Ações Preventivas. 4. Saúde Escolar. 5. Saúde do Trabalhador

 

OBS:

 

Prezado Cliente:

 

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