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Apostila Prefeitura Rio de Janeiro - SME 2019 - Professor Adjunto de Educação Infantil


Por:
R$ 19,99

ou 2x de R$ 10,29 com juros
 

                                                         PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO - RJ

 

A Prefeitura do Rio de Janeiro – Rj informa  que a partir das 10h (horário de Brasília) do dia 4 de fevereiro de 2019, estarão abertas as inscrições de Concurso Público que conta com 1.652 oportunidades para profissionais de nível Médio e Superior.

As vagas disponíveis são destinadas ao cargo de Professor Adjunto de Educação Infantil, e dentro deste total existem funções reservadas à pessoas que se enquadrem nos requisitos do edital. Estes profissionais devem atuar em jornada de 40h semanais de trabalho, com remuneração de R$ 2.455,35 ao mês.

Com taxa de R$ 80,00; as inscrições são recebidas até o dia 22 de fevereiro de 2019, por meio do endereço eletrônico www.rio.rj.gov.br.

Os candidatos serão submetidos à prova objetiva, discursiva e de títulos, que estão prevista para acontecer a partir do dia 17 de março de 2019, conforme consta no edital que pode ser consultado em nosso site.

Este Concurso Público tem validade de dois anos.

PROFESSOR ADJUNTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA AS PROVAS OBJETIVA E DISCURSIVA

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão de textos contemporâneos. 1.1 Localização de informações explícitas e implícitas no texto. 1.2 Significado de vocábulos e expressões em função do contexto. 1.3 Uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto. 1.4 Denotação e conotação – figuras de linguagem. 2. Estrutura e formação de palavras; emprego das diferentes classes de palavras. 2.1 Valor semântico de elementos mórficos. 2.2 Uso e função do artigo, dos pronomes e numerais. 2.3 Valor substantivo, adjetivo e adverbial dos vocábulos portugueses. 2.4 Emprego de preposições e conjunções que conferem coesão e coerência ao texto escrito. 3. Relações de sentido entre segmentos do texto. 4. Variação linguística e adequação no uso da língua às situações de comunicação. 5. Ortografia. 5.1 Emprego de letras. 5.2 Acentuação gráfica (conforme o atual Acordo Ortográfico). 6. Flexão verbal – valor semântico de tempos e modos. 6.1 Correlação entre tempos verbais. 6.2. Concordância verbal. 7. Concordância nominal. 8. Regência nominal e verbal – o fenômeno da crase. 9. Uso e função dos sinais de pontuação.

OBS: A prova priorizará a consciência no uso da língua escrita padrão e, não, a nomenclatura gramatical.

MATEMÁTICA

1. Números reais: Resolução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. 2. Divisibilidade: Múltiplos e Divisores. 3. Proporcionalidade: Regra de três simples e porcentagem. 4. Sistema Legal de Medidas: Medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. 5. Princípio Multiplicativo. 6. Volumes dos principais sólidos geométricos. 7. Conservação, redução ou ampliação de perímetros e áreas das principais figuras planas usando malhas quadriculadas. Cálculo de áreas e perímetros. 8. Relacionar figuras tridimensionais com suas respectivas planificações. 9. Reconhecer arestas, vértices e faces de um sólido geométrico.

LEGISLAÇÃO

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, Brasília, 1996. _______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, capítulo III, seção I, 1988. _______. Emenda constitucional nº 59 de 11 de novembro de 2009. _______. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069), Brasília 1990. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010. ________. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Meta 1 e respectivas estratégias - Brasília, 2014. ________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular/ Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB. RIO DE JANEIRO. Lei nº 6.362 de 28 de maio de 2018, Meta 1 e respectivas estratégias. RIO DE JANEIRO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (prova objetiva e discursiva)

1. Práticas e concepções de Educação Infantil. 2. Currículo na Educação Infantil. 3. Espaço e tempo no cotidiano da Educação Infantil. 4. Observação e registro na Educação Infantil.

 

OBS:

 

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