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Apostila PROFESSOR NÍVEL II - EDUCAÇÃO FÍSICA Prefeitura de Porto Velho 2019


Por:
R$ 39,00

ou 4x de R$ 10,24 com juros
 

PREFEITURA DE PORTO VELHO - RO

 

A Prefeitura de Porto Velho - RO anuncia novo Concurso Público para preenchimento de 824 vagas de seu quadro de pessoal.

As inscrições podem ser feitas a partir das 10 horas, considerando-se o horário de Rondônia, do dia 13 de maio de 2019 até o dia 16 de junho de 2019, exclusivamente pelo site do Ibade, mediante pagamento de taxa que varia de R$ 45,00 a R$ 80,00 de acordo com a escolaridade.

Os cargos disponíveis para preenchimento das 824 vagas estão especificados abaixo:

  • Nível Fundamental: Agente de Limpeza Escolar (68); Merendeira Escolar (78);
  • Nível Médio: Agente de Secretaria Escolar (52); Auxiliar Bibliotecário (4); Cuidador de Aluno (55); Inspetor Escolar (14); Instrutores de Arte - Música/ Violino/ Violoncelo/ Viola Clássica/ Contra Baixo Clássico (1); Música/ Guitarra/ Violão/ Contra Baixo (1); Música/ Teclado (1); Música/ Clarinete/ Saxofone/ Flauta Transversal (1); Música/ Bateria/ Percussão (1); Música/ Piano (1); Arte/ Dança Contemporânea (1); Música/ Trombone de Vara (1); Música/ Trompete (1); Música/ Canto (1); Arte/ Dança Clássica (1); Arte Teatro (1);
  • Nível Superior: Especialistas em Educação - Supervisão Educacional (49); Orientador Educacional (58); Nutricionista (2); Psicólogo (1); Bibliotecário (1); Professores Nível II - Séries Iniciais do 1º ao 5º ano (389); Educação Física (27); Letras Português (1); Matemática (4); Letras Inglês (4); Ciências Biológicas (1); História (1); Geografia (3);

A remuneração varia de R$ 1.251,05 a R$ 2.046,11 de acordo com a escolaridade e carga horária de 20 a 40 horas.

Este concurso será realizado por meio de Prova Objetiva, para todos os cargos, prevista para ocorrer nos dias 14 e 21 de julho de 2019, haverá Prova Prática para alguns cargos e Prova de Títulos somente para Professores.

O prazo de validade do presente Concurso Público é de dois anos podendo ser prorrogado por igual período.

PROFESSOR NÍVEL II: EDUCAÇÃO FÍSICA

ENSINO SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA:

Compreensão de textos. Denotação e conotação. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Classes de palavras e suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordâncias: nominal e verbal. Regências: nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes. Emprego dos sinais de pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem. Coletivos. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação.

ATUALIDADES:

Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, especialmente sobre o Brasil, o Estado de Rondônia e sobre o município de Porto Velho, bem como o contexto nacional e o global no tocante à política, economia, tecnologia, sociedade (educação, saúde e segurança), ecologia e desenvolvimento sustentável, relações internacionais suas inter-relações e suas vinculações histórico- geográficas.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS:

LDBEN/9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o Ensino Básico (Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010). Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro Brasileira). Bases Curriculares Nacionais. Tendências pedagógicas atuais. Educação, sociedade e cultura. Psicologia do desenvolvimento. Concepções sobre aquisição do conhecimento. Contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação. Educação inclusiva. Concepções e elaboração do currículo escolar. Fundamentos pedagógicos do trabalho do professor. Violência intraescolar. Integração docente/discente. Gestão do trabalho em sala de aula. Conselho de Classe, reuniões pedagógicas, treinamento, planejamento, avaliação e acompanhamento. A construção coletiva do projeto político-pedagógico. Aprendendo a aprender. O conceito discutido atualmente: sala de aula invertida: o que é, qual a metodologia por trás do modelo. Educação de jovens e adultos e educação especial. Princípios éticos profissionais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Objetivos e conteúdos da Educação Física em função do nível de desenvolvimento e aprendizagem da criança e do adolescente. Fases do desenvolvimento. Psicomotricidade. Aprendizagem motora e cognitiva. Educação Física no contexto da Educação Escolar. Educação Física, esporte e sociedade. História da Educação Física no Brasil. Função social da Educação Física. Papel do professor de Educação Física. Metodologia do ensino da Educação Física. Educação Física e lazer; corporeidade; aprendizagem motora; fisiologia do exercício; teoria do treinamento esportivo. Psicologia da aprendizagem; Psicologia do esporte. Avaliação em Educação Física. Critérios de seleção e organização de conteúdos. Objetivos gerais da área de Educação Física. Atividades estimuladoras do esporte amador. Trabalho motivacional e organização de atividades viabilizadoras para a participação das pessoas com necessidades especiais, gestantes e dos idosos, integrando-os aos demais usuários. Esportes: atletismo. Esportes coletivos: futebol de campo, futsal, basquete, voleibol, handebol. Esportes com bastões. Técnicas e táticas. Regras e penalidades. Organização de eventos esportivos. Jogos pré-desportivos. Brincadeiras da cultura popular. Lutas: judô, capoeira. Atividades rítmicas e expressivas: danças populares brasileiras; danças populares urbanas; danças modernas, contemporâneas e jazz; danças e coreografias associadas a manifestações culturais. Percepção corporal e espaço-temporal. Ginásticas de preparação e aperfeiçoamento para a dança; de preparação e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas; ginástica olímpica e rítmica desportiva. Primeiros socorros no esporte. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais – Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010). Lei n° 10639 de 09/01/2003 (dispõe sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira).

 

OBS:

 

Prezado Cliente:

 

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