Lançamento

Apostila PROFESSOR NÍVEL I – PEDAGOGO Prefeitura de Porto Seguro - BA 2019


Por:
R$ 39,70

ou 4x de R$ 10,42 com juros
 

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO SEGURO - BA

 

A Prefeitura Municipal de Porto Seguro - BA informa a abertura de Concurso Público que visa contratar 579 profissionais que tenham Ensino Médio/ Técnico; e Superior nas áreas exigidas.

As chances ofertadas são para os seguintes cargos: Agente Comunitário de Saúde (52); Agente de Combate às Endemias (59); Agente de Trânsito (20); Arquiteto (1); Arquivista (1); Assistente Social (16); Auxiliar de Classe (189); Biólogo (1); Enfermeiro (10); Engenheiros: Agrimensor (2); Agrônomo (1); Ambiental (1); Civil (2); de Pesca (1); Médico (10); Médico do Trabalho (1); Nutricionista (2); Pedagogo (2); Procurador (3); Professor Nível I de: AEE (3); Artes (9); Ciências (10); Educação Física (5); Geografia (11); História (9); Inglês (18); Libras (3); Língua Portuguesa (8); Matemática (6); Pedagogo (100); Psicólogo (9); Técnicos: Agrícola (1); Agrimensor (1); Técnico em: Edificações (2); Enfermagem (10).

O salário base ofertado varia de R$ 1.250,00 a R$ 8.333,60 e a carga horária a ser cumprida é de 20h a 40h semanais.

Interessados poderão se inscrever durante o período de 30 de setembro de 2019 a 27 de outubro de 2019, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ibrae.com.br. O valor da taxa a ser paga é e R$ 60,00 a R$ 150,00.

Como método de seleção, será realizada Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; Avaliação de Títulos e Experiência Profissional, com caráter classificatório. Está previsto o dia 1º de dezembro de 2019 para realização da prova objetiva.

O prazo de validade deste certame será de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

PROFESSOR NÍVEL I – PEDAGOGO

 

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E CONTEXTUAIS

 

Concepção de educação, ensino e aprendizagem. Os sujeitos e o currículo da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e a formação integral e cidadã. Projeto Político Pedagógico da Escola. O trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio metodológico e a reflexão sobre a prática pedagógica. Inclusão e exclusão no contexto das práticas educativas nos sistemas formais de educação. Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Avaliação da aprendizagem e avaliação externa de alta escala. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96: Título I, II, III. IV, V e VI. O Estatuto da Criança e do Adolescente. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e suas modalidades) A Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Plano Nacional e Plano Municipal de Educação. A gestão democrática e participativa da escola. A alfabetização: teorias e métodos.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS COMPONENTES CURRICULARES

 

A) LÍNGUA PORTUGUESA

 

Interpretação de Textos. As linguagens como espaço de interação humana, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania. Eixos organizadores dos conteúdos das aulas de Língua Portuguesa: oralidade, leitura, escrita, análise e reflexão sobre a língua. Aspectos Fono-ortográfico: As relações regulares e irregulares entre fonemas e grafemas na escrita do português do Brasil. A alfabetização: teorias, métodos. Desenhos/grafismos (símbolos) de grafemas/letras (signos). O reconhecimento global de palavras (que chamamos de leitura “incidental”, responsável pela fluência na leitura). Os níveis de escrita. Morfossintaxe: As classes de palavras abertas (substantivos, verbos, adjetivos e advérbios) e fechadas (artigos, numerais, preposições, conjunções, pronomes) O funcionamento das flexões (número, gênero, tempo, pessoa etc.) de classes gramaticais em orações (concordância). As classes de palavras com as funções sintáticas (sujeito, predicado, objeto, modificador etc.). Sintaxe: As funções sintáticas (sujeito, predicado, objeto, modificador etc.) A organização sintática canônica das sentenças do português do Brasil e relacioná-la à organização de períodos compostos (por coordenação e subordinação. Semântica: Os efeitos de sentido nos textos decorrentes de fenômenos léxico semânticos, tais como aumentativo/diminutivo; sinonímia/antonímia; polissemia ou homonímia; figuras de linguagem; modalizações epistêmicas, deônticas, apreciativas; modos e aspectos verbais. Elementos notacionais de escrita: As diferentes funções e efeitos de sentidos provocados nos textos pelo uso de sinais de pontuação (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos) e de pontuação e sinalização dos diálogos (dois-pontos, travessão, verbos de dizer). A acentuação gráfica e as relações com a prosódia. As regularidades e irregularidades ortográficas do português do Brasil na escrita de textos.

 

B) CIÊNCIAS HUMANAS

 

A compreensão do processo histórico de transformação da sociedade. Os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. Os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social. O uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas. Os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória. As formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos. Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e as mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo. A história da Bahia e sua intersecção com a história do Brasil. Dinâmicas populacionais da Unidade da Federação Brasileira e as relações entre migrações e condições de infraestrutura. As formas e funções das cidades e suas mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento. As interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana. As mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. As transformações dos meios de transporte e de comunicação. Os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações. Aspectos econômicos, políticos, físicos, culturais das regiões baianas. Noções Gerais da Igualdade Racial na Constituição da República Federativa do Brasil (Art. 1º, 3º, 4º e 5º); na Constituição do Estado da Bahia (Capítulo XXIV – “Do índio”); no Estatuto da Igualdade Racial (Lei federal nº 12.288/2010). Os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor na Lei federal nº 7.716/1989, alterada pela Lei federal nº 9.459/1997. Convenção Internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial (Preâmbulo e Parte I do Decreto Federal nº 65.810/1969). A Lei 11.645/2008 e Lei 10.639/2003 que incluem no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”.

 

C) CIÊNCIAS DA NATUREZA

Características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano: sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. Cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.). Plantas e animais. A importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral. A Terra: suas características, seu formato esférico, a presença de água, solo etc. Manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.). Os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades). A importância do solo para a agricultura e para a vida. A participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo. Formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. As partes do corpo humano e suas funções. Os hábitos de higiene do corpo e a manutenção da saúde. Meio ambiente, degradação e desenvolvimento sustentável.

 

D) MATEMÁTICA

 

Principais características do sistema de numeração decimal. Os números racionais na forma decimal e compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica. A fração e sua representação (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo. Tipos de fração. Problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais. Problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais. Problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas ou por tabelas. Propriedades da igualdade e noção de equivalência. Resolução de problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades. Noções de coordenadas cartesianas: localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas. Figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones). Problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais. Tratamento de informações em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento.

 

OBS:

 

Prezado Cliente:

 

Não Trabalhamos com apostilas impressas e sim digitais no formato PDF, enviadas por email/link para download e as imagens são apenas ilustrativas.

 

O envio será feito até 24 horas após sermos notificados da realização e aprovação do pagamento pela instituição financeira.

 

Solicitamos também aos nossos clientes , que verifiquem em suas caixas de E-mail, inclusive caixa de Spam e Lixo eletrônico pois muitos programas de e-mails, direcionam arquivos para essas pastas.

 

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