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Apostila Prefeitura de Marília 2017 - PROFESSOR DE EMEI


Por:
R$ 29,60

ou 3x com juros de R$ 10,26
 

                                                                    PREFEITURA MUNICIPAL DE MARÍLIA-SP

 

A Prefeitura Municipal de Marília, no Estado de São Paulo informa da abertura de 3 Concursos Públicos, que visam o provimento de vagas, e que serão executados pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Vunesp).

Com jornadas de trabalho que variam de 15 a 40 horas semanais e remunerações que vão de R$ 1.513,69 a R$ 4.148,07, as 609 vagas disponíveis estão listadas conforme a escolaridade exigida:

  • Nível Fundamental: Agente de Controle de Endemias (85), Motorista (10) e Operador de Máquinas (1);
  • Nível Médio/ Técnico: Atendente de Escola (49), Auxiliar de Desenvolvimento Escolar (67), Supervisor de Saúde (9), Técnico de Enfermagem (1) e Auxiliar de Escrita (10);
  • Nível Superior: Diretor de Escola Municipal (17), Professor de: Educação Especial (28), EMEF (13), EMEI (289), Inglês da Educação Básica (15), Educação Física (5); Enfermeiro (1), Médico - Psiquiatria Infantil (2), Terapeuta Ocupacional (2), Arquivista (1), Assistente Social (1), Bibliotecário (1), Procurador Jurídico (1) e Psicólogo (1).

Os interessados deverão se inscrever no período das 10h do dia 18 de setembro de 2017 até às 23h59 do dia 20 de outubro de 2017, sendo observado o horário oficial de Brasília - DF, exclusivamente via internet, por meio do site www.vunesp.com.br. O valor das taxas de participação variam de R$ 44,50 a R$ 100,00.

Como forma de avaliar os inscritos, haverá aplicação de Provas Objetivas, de Títulos, Prático-profissional e Prática, de acordo com a função escolhida.

Os presentes Concursos Público terão prazo de validade de dois anos, podendo estes serem prorrogados ainda por mais dois anos.

 

PROFESSOR DE EMEI

CONHECIMENTOS GERAIS

Língua Portuguesa:

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

Matemática:

Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema.

Legislação Municipal:

Lei Complementar nº 680, de 28/06/2013 – Código de Ética e Disciplina do Servidor Público Municipal da Administração Direta e Indireta do Município de Marília.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimentos Pedagógicos e Legislação:

Conhecimentos Pedagógicos:

A prática educativa do professor na educação infantil: A observação, registro e avaliação formativa; A organização e planejamento do espaço na educação infantil; A pedagogia de projetos didáticos; As relações entre a escola e a família; O comportamento infantil - o desenvolvimento dos afetos e das relações; O compartilhamento da ação educativa; O cuidar e o educar. Os ambientes de aprendizagem na educação infantil: A brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade; A brincadeira na educação infantil nas perspectivas psicossociais, educacionais e lúdicas; Alfabetização; O currículo e a pedagogia da brincadeira; O desenvolvimento da linguagem oral; O desenvolvimento das artes visuais e do movimento. O trabalho com as múltiplas linguagens. A formação pessoal e social da criança: A criança, a natureza e a sociedade; As interações criança/criança como recurso de desenvolvimento: identidade e autonomia; O desenvolvimento humano em processo de construção – Piaget, Vygostky e Wallom. O desenvolvimento da motricidade: A importância da psicomotricidade na educação infantil; A psicomotricidade no desenvolvimento da criança; O lúdico e o desenvolvimento psicomotor. O papel da educação psicomotora na escola. A matemática na educação infantil: Ensinar e aprender matemática na educação infantil; Espaço e forma; Grandezas e medidas; Número e sistema de numeração.

Legislação:

Constituição Federal de 1988. Art. 208 a 214 . Lei Federal N°. 8.069/90. Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências. Artigos 1o ao 6o , 15 ao 18 -B, 53 ao 59 e 131 ao 137. Lei Federal N°. 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Resolução CNE/CEB Nº 5/09 e Parecer CNE/CEB Nº. 20/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil . Lei Complementar nº 3200, de 30/12/1986 – Estatuto do Magistério Publico Municipal.

 

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