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Apostila Prefeitura de Manacapuru AM 2018 - PEDAGOGO


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                                                     PREFEITURA DE MANACAPURU

                                                             ESTADO DO AMAZONAS

 

A Prefeitura de Manacapuru, no Estado do Amazonas, oferta Concurso Público guiado pelo edital nº 01/2018 e suas eventuais retificações, visando a contratação de 983 servidores de níveis fundamental, médio e superior.

As inscrições serão validadas até ás 23h59min do dia 28 de junho de 2018, através do site https://merkabah.selecao.net.br, atendendo o pagamento da taxa que vai de R$ 40,00 a R$ 90,00.

O Concurso Público será estruturado por meio de prova escrita objetiva, prática, teste de aptidão física, avaliação psicológica e análise de títulos. As provas objetivas estão definidas para os dias 23 e 30 de setembro de 2018, em local e horários definidos posteriormente.

O Concurso Público será válido por 24 meses, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

 

Este certame oferece 983 oportunidades nos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais (136); Coveiro (6); Merendeira (36); Vigilante (51); Copeiro (3); Maqueiro (10); Agente de Defesa Civil (5); Auxiliar de Administração (161); Auxiliar de Almoxarifado (1); Auxiliar de Patologia Clínicas (3); Auxiliar de Vigilância Epidemiológica (20); Artífice (2); Digitador (3); Eletricista (2); Entrevistador (6); Fiscal de Feira (2); Fiscal de Postura (5); Fiscal de Tributos (10); Fiscal de Vigilância Sanitária (6); Guarda Municipal Feminino (6); Guarda Municipal Masculino (54); Motorista Escolar (10); Motorista de Carro Pesado (2); Motorista de Veículo Leve (1); Motorista Fluvial (4); Assistente de Administração (27); Microscopista (10); Multiplicador Ambiental (6); Técnico em Agropecuária (2); Técnico em Enfermagem (87); Técnico em Enfermagem - Socorrista (12); Técnico em Enfermagem - Vacinador (9); Técnico em Informática (3); Técnico em Logística (2); Técnico em Patologia Clínica (6); Técnico em Radiologia Médica (4); Técnico em Saúde Bucal (4); Administrador (6); Analista Ambiental (6); Assistente Social (17); Auditor I (2); Bibliotecário (2); Biólogo (1); Biomédico (2); Cirurgião Dentista (6); Contador (1); Enfermeiro (32); Estatístico (2); Farmacêutico (3); Farmacêutico-Bioquímico (3); Fisioterapeuta (1); Fonoaudiólogo (1); Nutricionista (7); Pedagogo (13); Psicólogo (9); Procurador do Município (6); Tecnólogo em Pesca (1); Terapeuta Ocupacional (1); Topógrafo (1); Turismologo (1); e Zootecnista (1).

Há também vagas para Professores de Educação Infantil - creche e pré-escola (32); Professor de Ensino Fundamental I: 1º a 5º ano (30), 1º a 5º ano/ Educação Especial (5), 1º a 5º ano/ Libras (5) e 1º a 5º ano/ Educ. Indígena (7); por fim Professor de Ensino Fundamental II 6º ao 9º ano nas áreas de Artes (1), Ciências (4), Educação Física (20), Ensino Religioso (1), Geografia (5), História (4), Língua Inglesa (1), Língua Portuguesa (12) e Matemática (12).

 Mais informações e editais: http://www.diariomunicipal.com.br/aam/materia/1F3B1960

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PEDAGOGO

PORTUGUÊS:

Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS:

Fundamentos da Educação; Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas; Relações socioeconômicas e político - culturais da educação; Processo ensino-aprendizagem: papel do educador, do educando, da sociedade. Avaliação. Educação inclusiva. Educação e Direitos Humanos, Democracia e Cidadania; A função social da escola; Inclusão educacional e respeito à diversidade; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; Didática e organização do ensino; Saberes Escolares, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem; Novas tecnologias da informação e comunicação e sua contribuição com a prática pedagógica; Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. Planejamento: a realidade escolar; o planejamento e o projeto pedagógico da escola; Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional; Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei nº 10.639/03 – História e Cultura Afro Brasileira e Africana; Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos 2007

LEGISLAÇÃO

Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias; Lei Federal nº 9.394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei Federal nº 8.069, de 13/07/90 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Livro I: Título I; Título II – arts. 7.º a 24 e 53 a 59; Livro II: Título I; Título II; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica – SEESP/MEC; Diretrizes Curriculares Nacionais para as Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – MEC; Lei Federal 11.114/05 – Altera artigos da LDB; Lei Federal 11.274/06 – Altera artigos da LDB e estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96: princípios, fins e organização da Educação Nacional; Níveis e modalidades de Educação e Ensino. O Ensino Fundamental a partir da Lei nº 9394/96; As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. O Ensino Médio a partir da Lei nº 9. 394/96; As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diretrizes para Educação de Jovens e Adultos. Diretrizes para Educação Especial. História da Educação (Brasil). Gestão democrática na escola: a construção do projeto político - pedagógico. Os Referenciais Nacionais para a Formação de Professores: papel do professor no coletivo escolar; As novas competências requeridas para o ensino. Organização curricular; Fundamentos do currículo centrado em disciplinas/conteúdos e do currículo centrado em áreas; A organização do currículo por áreas de conhecimento; Currículo orientado para a construção de competências. O ensino - aprendizagem no contexto do currículo por competências: o processo ensino - aprendizagem: atores e componentes; Aprendizagem e desenvolvimento; A metodologia dos projetos didáticos; Avaliação diagnóstica e formativa; A análise de erros numa perspectiva de orientação/reorientação do ensino. A especificidade do pedagogo – saberes pedagógicos e atividade docente.

 

OBS:

 

Prezado Cliente:

 

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