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Apostila Prefeitura de Curitiba PR 2019 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL


Por:
R$ 34,00

ou 3x de R$ 11,79 com juros
 

PREFEITURA DE CURITIBA - PR

 

A Prefeitura de Curitiba - PR divulgou nesta semana quatro editais de Concursos Públicos que objetivam contratar servidores de nível Médio e Superior.

Serão preenchidas 77 vagas, que se encontram distribuídas entre os editais da seguinte forma:

  • Edital nº 5/2019: Procurador (5).
  • Edital nº 6/2019: Agente Administrativo (15).
  • Edital nº 7/2019: Arquiteto (5); Auditor Fiscal de Tributos Municipais (10); Biólogo (1); Engenheiro Civil (17); Engenheiro Eletricista (1); Engenheiro Sanitarista (2); Gestor da Informação (1).
  • Edital nº 8/2019: Professor de Educação Infantil (20).

Os servidores atuarão em regimes que variam de 30h a 40h semanais e receberão salários que partem de R$ 1.692,27 e vão até R$ 6.502,34.

Inscrições deverão ser feitas a partir do dia 22 de fevereiro de 2019 até às 17h do dia 24 de março de 2019, via internet, no site portal.nc.ufpr.br. A taxa a ser paga pelos candidatos varia entre R$ 70,00 e R$ 200,00.

Prevista para ser aplicada no dia 5 de maio de 2019, a Prova Objetiva tem conteúdo programático que varia de acordo com o cargo, podendo conter: Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Informática; Legislação; Conhecimentos Específicos. Os certames constam ainda de Avaliação Psicológica para todas as funções; Prova de Desenvolvimento Didático para Professores; Prova Discursiva para Procuradores; e Prova de Títulos para funções de nível Superior.

A validade dos concursos é de dois anos, prorrogáveis por igual período.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL 

PROGRAMA DE PROVA

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão e Interpretação de Texto As questões de compreensão e interpretação visam a averiguar a capacidade do candidato, quanto à (ao): 1.1 Apreensão do significado global dos textos. 1.1 Estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais. 1.2 Reconhecimento das ideias principais e secundárias. 1.3 Dedução de ideias e pontos de vista implícitos nos textos. 1.4 Captação da linha argumentativa do autor. 1.5 Diferenciação entre fatos e opiniões. 1.6 Reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto. 1.7 Identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos. 1.8 Análise dos textos do ponto de vista da unidade temática e estrutural. 1.9 Reconhecimento da natureza dominante de um texto quanto ao gênero (conto, artigo, carta etc.), ao tipo (dissertativo, descritivo, narrativo etc.), ao registro (formal, informal), à variedade (padrão, não-padrão) e à modalidade (oral, escrita). 2. Aspectos Gramaticais e Ortográficos As questões sobre fatos da língua visam a aferir a capacidade do candidato de: 2.1. Reflexão e análise sobre o funcionamento linguístico. 2.2. Estabelecer relações entre os fenômenos gramaticais de diferentes tipos. 2.3. Reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo. 2.4. Adequação de usos linguísticos ao contexto. 2.5. Domínio da variedade padrão escrita. 3. Raciocínio Lógico Verbal Com base em leitura de textos de português, as questões de raciocínio lógico verbais avaliarão: 3.1 Apreensão de ambiguidades provocadas por fenômenos lexicais/vocabulares ou sintáticos de frases. 3.2 Reconhecimento de relações inferenciais de significado entre sentenças (acarretamento, pressuposição implicatura). 3.3 Reconhecimento de significados implícitos motivados por expressões de quantidade. 3.4 Identificação de relações semânticas entre sentenças provocadas por conjunções/conectores frasais.

RACIOCÍNIO LÓGICO

Resolução de problemas envolvendo frações, números inteiros, conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras). Raciocínio lógico‐matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.

2 LEGISLAÇÃO

1. Lei Federal nº 8.069/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente: Título I – Das Disposições Preliminares. Capítulo II - Do Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte a ao Lazer. 2. Lei Federal nº 9.394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Artigos 2º, 3º, 4º, 11º, 12º, 13º, 14º, 18º, 21º, 22º, 58º, 59º e 61º. 3. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasil/MEC, 1998. 4. Resolução nº 05/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 5. Deliberação CME nº 2/2012, de 10 de outubro de 2012. Normas e princípios para a Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino de Curitiba – SISMEN. 6. Parecer CME/CEI nº2/2012, de 22 de outubro de 2012. Normas e princípios para a Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino de Curitiba – SISMEN. 7. Decreto Federal n°6949/2009. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência - “Promulga a Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007”. 8. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018. 9. Lei 14.681/15. Plano Municipal de Educação da Cidade de Curitiba. 10. Lei 13.416/15. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

1. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2. Diretrizes Municipais da Educação Infantil – Caderno I princípios e fundamentos. 3. Parâmetros e Indicadores para os Centros Municipais de Educação Infantil. 4. Sinais de Alerta: A educação e o cuidado permanente das crianças – SME/Curitiba. 5. Lei nº 14.681. Plano Municipal de Educação de Curitiba. 6. Decreto Municipal 1.114/2015. Atribuições ao cargo de Professor de Educação Infantil.

 

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