Lançamento

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1 – PEB 1 Prefeitura de Contagem - MG 2020


Por:
R$ 38,00

ou 3x de R$ 13,17 com juros
 

PREFEITURA DE CONTAGEM - MG

 

A Prefeitura de Contagem, no estado de Minas Gerais, informa a realização do Concurso Público de níveis médio e Superior.

O objetivo é prover 299 vagas as funções de Assistente Escolar (20); Auxiliar de Biblioteca Escolar (20); Secretário Escolar (20); Analista de Gestão Educacional (1); Assistente de Gestão Educacional (1); Bibliotecônomo (1); Nutricionista Escolar (1); Pedagogo (20); Professor de Educação Básica 1 (100); Professor de Educação Básica 2 -Arte (5); Professor de Educação Básica 2 -Ciências (5); Professor de Educação Básica 2 -Educação Física (20); Professor de Educação Básica 2 -Ensino Religioso (10); Professor de Educação Básica 2 -Geografia (5); Professor de Educação Básica 2 -História (10); Professor de Educação Básica 2 -Inglês (20); Professor de Educação Básica 2 -Matemática (20) e Professor de Educação Básica 2 -Português (5).

Vale ressaltar que deste total, há oportunidades destinadas à pessoas que se enquadram nos itens descritos no edital.

Tendo que atuar em jornadas de 22h30 a 25 horas semanais, os contratados vão receber salários variáveis de R$ 1.091,09 a R$ 3.147,98.

Para participar os interessados precisam pagar as taxas nos valores de R$ 70,00 a R$ 98,00 e se inscrever diretamente no site da Prefeitura, a partir das 9h do dia 1º de abril de 2020 até o dia 4 de maio do mesmo ano.

Aqueles que não tiverem as inscrições aceitas, podem realizar as inscrições de forma presencial, na Fundação de Ensino de Contagem (Funec), sito à Rua Coimbra, nº 100, Bairro Santa Cruz Industrial, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante a aplicação da Prova Objetiva e Avaliação Dissertava, ambas prevista para o dia 17 de maio de 2020.

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1 – PEB 1

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de textos. Semântica: sinonímia, antonímia, paronímia e homonímia: significados contextuais das palavras. Denotação e conotação. Coerência e coesão textuais. Ortografia oficial: correção ortográfica, acentuação gráfica; divisão silábica. Pontuação e efeitos de sentido. Classes de palavras: identificação, classificação e emprego. Correlação entre modos e tempos verbais. Crase. Sintaxe: Estrutura da oração: Termos da oração: identificação, classificações e emprego. O período simples e o período composto. As relações semânticas: coordenação e subordinação. As diferentes vozes presentes no texto: Discurso direto, indireto e indireto livre. Intertextualidade e interdiscursividade. Variação linguística e adequação ao contexto.

CONHECIMENTOS SOBRE CONTAGEM/MG:

A História de Contagem; Aspectos físicos e geográficos; Localização geográfica e regionais administrativas; fatos e notícias locais, nacionais e internacionais sobre assuntos diversos veiculados nos últimos 6 (seis) meses nos meios de comunicação: jornais, revistas, TV, Internet : atualidades sociais, políticas, econômicas , financeiras, educação, tecnologia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável. Servidores públicos: regimes jurídicos dos servidores municipais. Criação e extinção de cargos públicos. Vencimento, remuneração e subsídio dos servidores municipais. Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Contagem. Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do magistério e demais servidores públicos dos quadros setoriais da educação e da FUNEC do Poder Executivo do Município de Contagem.

CONHECIMENTOS POLÍTICOS - PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO

A educação escolar como processo sociocultural e inclusivo: função social e tendências atuais. O contexto político-econômico da educação brasileira: direito, acesso, permanência e qualidade. Princípios, fins e organização da Educação Nacional. Níveis e modalidades de Ensino. Conhecimentos Político-Pedagógicos e Legislação Educacional. Concepções históricas, filosóficas e sociológicas da educação brasileira. Evolução político-social do sistema de ensino básico no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas implicações. Legislações e Políticas Públicas para a Educação Básica. O Plano Nacional de Educação. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Financiamento da Educação. A Gestão Escolar e o Projeto Didático-Pedagógico. A organização do currículo por áreas de conhecimento e o Currículo orientado para a construção de competências. Tendências e Pensamento pedagógico brasileiro. Teorias educacionais na relação professor-aluno, escola-comunidade. Didática, organização curricular e a prática pedagógica do professor. Saberes pedagógicos e atividades docentes no coletivo escolar. Planejamento educacional, metodologias para a sala de aula e avaliação do processo ensino-aprendizagem. Concepções teóricas de ensino e aprendizagem e a gestão da sala de aula. A qualidade social da educação escolar e a educação para a diversidade numa perspectiva multicultural. Educação Inclusiva: diversidade étnico-racial, sexual e de gênero e a promoção da Igualdade. O uso de tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Sistemas de Avaliação em larga escala e a Avaliação da Aprendizagem.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1 – PEB 1

Fundamentos da Educação: abordagens históricas, filosóficas, sociológicas e psicológicas. A Instituição escolar e o projeto educativo brasileiro. Compromisso social e ético do professor na formação de cidadãos. Planejamento escolar coletivo: currículo, práticas pedagógicas, avaliação da aprendizagem, relação professor-aluno, interdisciplinaridade. Didática e processo ensino-aprendizagem: saberes escolares, métodos e técnicas, recursos didáticos, monitoramento, avaliação do processo ensino-aprendizagem, manejo da sala de aula e o uso de tecnologias digitais em sala de aula. Processos democráticos e participativos na escola: gestão escolar, gestão da sala de aula, projeto político-pedagógico, projetos de trabalho, plano de ensino, plano de aula, plano de desenvolvimento individual, intervenção e mediação pedagógica. Relação família-escola: conselho comunitário, conselho escolar, reunião pedagógica, reunião de pais, conselho de classe e assembleias, A infância no Brasil: percursos históricos. Base Nacional Comum Curricular: fundamentos pedagógicos, estrutura e competências gerais. Alfabetização e Letramento. Construção da competência leitora e escritora das crianças. O texto como unidade de ensino. Diversidade textual e gêneros discursivos. Educação Matemática: fundamentos e metodologias, unidades temáticas, objeto de conhecimento e competências. Noções gerais sobre Natureza e Sociedade para os anos iniciais do Ensino Fundamental: unidades temáticas, objeto de conhecimento, letramento científico e competências. Ciências Humanas: unidades temáticas, objeto de conhecimento e competências. Interdisciplinaridade. Desenvolvimento e aprendizagem: as contribuições de Piaget e Vygotsky para a educação escolar. Temas contemporâneos: bullying, diversidades, escolha da profissão docente, formação continuada, inclusão e comunicação não violenta na escola.

 

OBS

 

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