Lançamento

AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO - Prefeitura de Belém - PA 2020


Por:
R$ 33,00

ou 3x de R$ 11,44 com juros
 
PREFEITURA DE BELÉM - PA
 
No estado do Pará, a  Prefeitura de Belém in forma a abertura de dois editais de Concursos Públicos objetivando preencher 882 vagas e formar Cadastro Reserva para seu Quadro de Pessoal.
 
Confira a seguir, o quantitativo de vagas.
 
Edital Nº 01/2020: Auxiliar de Administração (19), Assistente de Administração (387), Administrador (5), Arquiteto (4), Assistente Social (41), Contador (2), Engenheiro Civil (7), Estatístico (4), Jornalista (2) e Médico Veterinário (7).
 
Edital Nº 02/2020: Professor de educação infantil (130), Professor de séries iniciais do ensino fundamental e/ ou educação de jovens e adultos (93), Professor de língua portuguesa (12), Professor de matemática (18), Professor de história (5), Professor de geografia (11), Professor de inglês (8), Professor de artes, educação, música, dança. teatro ou educação artística (12), Professor de ciências (12), Professor de educação física (13) e Técnico Pedagógico (90).
 
Cabe destacar que dentre as vagas, estão disponíveis oportunidades para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
Os contratados devem exercer suas funções em carga horária mensal de 30 a 40 horas, referente a remuneração inicial que varia de R$ 1.045,00 a R$ 3.514,16, de acordo com a área desejada pelo profissional.
 
Interessados devem efetuar as inscrições exclusivamente via internet, por meio do site do AOCP Concursos, no período das 9h do dia 5 de março até às 23h59 do dia 6 de abril de 2020. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 a R$80,00.
 
Vale ressaltar que a solicitação de isenção da taxa deve ser efetuada no período das 9h do dia 5 até às 23h59 do dia 6 de março, e no dia 9 do mesmo mês.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, prova discursiva e prova de títulos. A prova objetiva está prevista para ser aplicada na provável data do dia 3 de maio de 2020.
 
O conteúdo programático é composto pelas disciplinas de língua portuguesa, atualidades, legislação, noções de informática e conhecimentos específicos.
 
Este edital e tem prazo de validade de dois anos a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria Municipal de Educação (Semec). 
 
NÍVEL FUNDAMENTAL
 
CARGO 101: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO 
 
Língua Portuguesa: 
 
1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipos e gêneros textuais. 3. Significação de palavras e expressões. 4. Sinônimos e antônimos. 5. Ortografia oficial. 6. Classes de palavras variáveis e invariáveis e suas funções no texto. 7. Concordâncias verbal e nominal. 8. Conjugações verbais. 9. Colocação de pronomes nas frases. 10. Sintaxe. 11. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas. 12. Dígrafos, encontros vocálicos e consonantais. 13. Divisão silábica. 14. Processos de formação de palavras. 15. Usos dos “porquês”. 16. Usos de “mau” e “mal”. 17. Variação linguística. 
 
Atualidades: 
 
1. Aspectos gerais do Brasil, do Estado do Pará e do município de Belém. 2. Temáticas atuais, relevantes e amplamente divulgadas referentes à História e Geografia do Brasil, do Pará e do município de Belém. 3. Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: sociedade, educação, tecnologia, energia, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas. 4. Fatos da atualidade: locais e nacionais. 
 
Legislação: 
 
1. Noções de Direito Constitucional: 
 
1.1. Constituição: conceito e classificação. 1.2. A organização do Estado: poderes e funções. 1.3. A Administração Pública: princípios que a norteiam. 1.4. Princípios constitucionais da administração pública: princípio da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência. 
 
2. Noções de Direito Administrativo. 
 
2.1. Estrutura administrativa da Administração Pública. 2.2. Atos administrativos: conceito e requisitos do ato administrativo, atributos do ato administrativo, classificação dos atos administrativos. 2.3. Espécies de atos administrativos. 2.4. Requisitos do Serviço Público e Direitos do Usuário. 2.5. Responsabilidade dos servidores: responsabilidade administrativa, responsabilidade civil, responsabilidade criminal, meios de punição, sequestro e perdimento de bens, enriquecimento ilícito e improbidade administrativa, abuso de autoridade. 
 
3. Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Belém: Lei n.º 7.502, de 20 de dezembro de 1990 - dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Belém, e suas alterações. 4. Lei n. 7507, de 14 de janeiro de 1991, que dispõe sobre o Plano de Carreira do Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Belém. 5. Ética no serviço público. 
 
Noções de informática: 
 
1. Conceitos e fundamentos básicos. 2. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus). 3. Conceitos básicos de Hardware (Placa mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs). 4. Periféricos de computadores. 5. Ambientes operacionais: utilização básica dos sistemas operacionais Windows XP Profissional e Windows 7. 6. Utilização dos editores de texto (Microsoft Word e LibreOffice Writer). 7. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet, busca e pesquisa na Web. 8. Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome. 9. Conceitos básicos de segurança na Internet e vírus de computadores.
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
 
1. Conhecimentos básicos de administração: planejamento, organização, direção e controle. 2. Atendimento ao público: comunicação, postura profissional e relações interpessoais. 3. Organização e gestão de documentos; tipos de correspondências oficiais e suas especificações. 4. Conhecimentos básico sobre gestão de materiais. 5. Organização do ambiente de trabalho. 6. Comunicações oficiais: 6.1. Aspectos gerais da redação oficial. 6.2. Redação dos atos normativos e comunicações. 6.3. Aplicação de princípios da ortografia e de elementos da gramática à redação oficial. 7. Serviços Públicos: conceitos, elementos de definição, princípios e classificação. 8. Atos e contratos administrativos. 9. Arquivologia: 9.1. Gestão, classificação e avaliação de documentos. 9.2. Organização, planejamento, sistemas e métodos de arquivamento. 9.3. Arquivística e informática. 9.4. Legislação arquivística.
 
OBS:
 
Prezado Cliente:
 
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