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Apostila DOCENTE II - ESPECIALISTA EM DESPORTOS Prefeitura de Angra dos Reis - RJ 2019


Por:
R$ 37,00

ou 3x de R$ 12,83 com juros
 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS, RIO DE JANEIRO

 

A Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, anunciou a abertura de Concurso Público que tem como objetivo o provimento de cargos na administração pública e receberá inscrições entre os dias 10 de outubro de 2019 a 6 de novembro de 2019.

Há oportunidades para os profissionais de nível Fundamental, Médio e Superior, destinadas aos cargos de Berçarista (2); Docente I - Educação Infantil e do 1º ao 5º ano de escolaridade (180); Docente II - Arte (6); Especialista em Desportos (8); Inspetor de Alunos (19) e Monitor de Educação Especial (13).

O certame oferece ao profissional, salário que varia entre R$ 1.298,26 a R$ 3.239,06 referente a jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Os interessados em se candidatar, podem realizar as inscrições através do endereço eletrônico fgvprojetos.fgv.br até às 16h do dia 6 de novembro. Lembrando que só serão confirmadas as inscrições mediante ao pagamento de taxa referente ao cargo escolhido, que pode variar entre R$ 43,00 a R$ 63,00.

Será realizada Prova Escrita, Objetiva e Avaliação de Títulos como método de classificação do candidato, tendo a data prevista para ser aplicada no dia 15 de dezembro de 2019, a partir das 8h, em local a ser divulgado oportunamente.

ESPECIALISTA EM DESPORTOS

DOCENTE II

MÓDULO I

LÍNGUA PORTUGUESA –

1. Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. 2. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em Língua Portuguesa. 3. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. 4. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal em Língua Portuguesa; mecanismos de coesão textual. 5. Ortografia. 6. Acentuação gráfica. 7. Emprego do sinal indicativo de crase. 8. Pontuação. 9. Estilística: figuras de linguagem. 10. de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta.

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO –

1. Lógica: proposições, conectivos, equivalências lógicas, quantificadores e predicados. 2. Conjuntos e suas operações, diagramas. 3. Números inteiros, racionais e reais e suas operações, porcentagem. 4. Proporcionalidade direta e inversa. 5. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. 6. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 7. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, reconhecimento de padrões, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos 8. Compreensão de dados apresentados em gráficos e tabelas. Problemas de lógica e raciocínio. 9. Problemas de contagem e noções de probabilidade. 10.Geometria básica: ângulos, triângulos, polígonos, distâncias, proporcionalidade, perímetro e área. 11. Noções de estatística: média, moda, mediana e desvio padrão.

MÓDULO II

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA –

1. Princípios. 2. Descentralização e desconcentração. 3. Administração Direta e Indireta. 4. Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 5. governamental e novas lideranças no setor público. 6. Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. 7. Excelência nos serviços públicos. 8. Gestão da Qualidade. 9. Gestão de resultados na produção de serviços públicos. 10. paradigma do cliente na gestão pública. 11. O papel do servidor. Cidadania: direitos e deveres do cidadão. 12. O cidadão como usuário e contribuinte.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA –

1. Regime jurídico dos servidores públicos municipais de Angra dos Reis (Lei nº 412/L.O. de 20 de fevereiro de 1995 e suas posteriores alterações). 2. Relações Humanas: interação com o público interno e externo. 3. Ética no Serviço Público.

MÓDULO III (Conhecimentos Específicos)

1. Histórico, características e importância social da Educação Física. 2. A Educação Física como instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura. A Educação Física e a pluralidade cultural. 3. Atividade Física/Movimento Humano/Performance (desempenho e condicionamento humano); Atividade Física/Movimento Humano/Saúde e Qualidade de Vida (aptidão física e aspectos preventivos e terapêuticos do exercício físico); 4. Materiais e equipamentos indispensáveis da Educação Física. 5. A importância do Jogo no processo de Educação Física: concepção de jogo; jogos cooperativos, recreativos e competitivos; jogo simbólico; jogo de construção; jogo de regras; pequenos e grandes jogos; jogos e brincadeiras da cultura popular. 6. Desportos: regras, organização de competições e aprendizagem dos principais desportos. 7. Esportes: individuais e coletivos. Técnicas e táticas. Regras e penalidades. 8. Ginásticas: de manutenção da saúde, aeróbica e musculação; de preparação e aperfeiçoamento para a dança; de preparação e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas; a capoeira como herança cultural; ginástica olímpica e rítmica desportiva. 9. Organização de eventos esportivos; dimensão social do esporte. 10. Princípios norteadores da Educação Física: inclusão, diversidade, corporeidade, ludicidade, reflexão crítica do esporte, valores éticos e estéticos. Educação Física e Educação Especial.

 

OBS:

 

Prezado Cliente:

 

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