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Apostila DOCENTE II – ARTE Prefeitura de Angra dos Reis - RJ 2019


Por:
R$ 37,00

ou 3x de R$ 12,83 com juros
 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS, RIO DE JANEIRO

 

A Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, anunciou a abertura de Concurso Público que tem como objetivo o provimento de cargos na administração pública e receberá inscrições entre os dias 10 de outubro de 2019 a 6 de novembro de 2019.

Há oportunidades para os profissionais de nível Fundamental, Médio e Superior, destinadas aos cargos de Berçarista (2); Docente I - Educação Infantil e do 1º ao 5º ano de escolaridade (180); Docente II - Arte (6); Especialista em Desportos (8); Inspetor de Alunos (19) e Monitor de Educação Especial (13).

O certame oferece ao profissional, salário que varia entre R$ 1.298,26 a R$ 3.239,06 referente a jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Os interessados em se candidatar, podem realizar as inscrições através do endereço eletrônico fgvprojetos.fgv.br até às 16h do dia 6 de novembro. Lembrando que só serão confirmadas as inscrições mediante ao pagamento de taxa referente ao cargo escolhido, que pode variar entre R$ 43,00 a R$ 63,00.

Será realizada Prova Escrita, Objetiva e Avaliação de Títulos como método de classificação do candidato, tendo a data prevista para ser aplicada no dia 15 de dezembro de 2019, a partir das 8h, em local a ser divulgado oportunamente.

DOCENTE II – ARTE

MÓDULO I

LÍNGUA PORTUGUESA –

1. Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. 2. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em Língua Portuguesa. 3. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. 4. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal em Língua Portuguesa; mecanismos de coesão textual. 5. Ortografia. 6. Acentuação gráfica. 7. Emprego do sinal indicativo de crase. 8. Pontuação. 9. Estilística: figuras de linguagem. 10. de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta.

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO –

1. Lógica: proposições, conectivos, equivalências lógicas, quantificadores e predicados. 2. Conjuntos e suas operações, diagramas. 3. Números inteiros, racionais e reais e suas operações, porcentagem. 4. Proporcionalidade direta e inversa. 5. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. 6. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 7. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, reconhecimento de padrões, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos 8. Compreensão de dados apresentados em gráficos e tabelas. Problemas de lógica e raciocínio. 9. Problemas de contagem e noções de probabilidade. 10.Geometria básica: ângulos, triângulos, polígonos, distâncias, proporcionalidade, perímetro e área. 11. Noções de estatística: média, moda, mediana e desvio padrão.

MÓDULO II (Conhecimentos Pedagógicos)

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO –

1. Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas. Relações socioeconômicas e político-culturais da educação. 2. Educação em direitos humanos, democracia e cidadania. 3. A função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade. 4. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. 5. Didática e organização do ensino. 6.Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem. 7. Novas tecnologias da informação e comunicação, e suas contribuições com a prática pedagógica. 8. Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

1. Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 2. Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA). 3. Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)). 4. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007. 5. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s): orientações didáticas, natureza, objetivos e conteúdos propostos. 6. Lei nº 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação). 7. Leis nº 10.639/03 e 11.645/2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

MÓDULO III (Conhecimentos Específicos)

1. A produção artística como experiência de interação e como desenvolvimento de habilidades sensíveis, cognitivas e reflexivas. 2. As artes plásticas, a música, o teatro e a dança em diferentes contextos e momentos históricos. 3. História da Arte brasileira. 4. Arte e cultura indígena. 5. Arte e cultura afro-brasileira. 6. Arte contemporânea e suas novas tecnologias. 7. Elementos básicos das composições artísticas (coreografias, teatrais, musicais, visuais, audiovisuais) e suas gramáticas articuladoras; 8. O desenvolvimento expressivo nas diferentes áreas artísticas e suas relações com o desenvolvimento biológico, afetivo, cognitivo e sócio cultural do ser humano. 9. Educação e as diferentes linguagens artísticas: metodologias e abordagens no ensino da arte; avaliação em arte; plano de aula. 10. PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. BNCC – Base Nacional Curricular Comum – componente curricular

 

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