Lançamento

SOLDADO POLICIAL MILITAR E BOMBEIRO MILITAR PM - PR 2020


Por:
R$ 45,00

ou 4x de R$ 11,82 com juros
 

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARANÁ (PM-PR)

 

Polícia Militar do estado do Paraná (PM-PR) torna público o edital retificado do Concurso Público destinado ao preenchimento de 2400 vagas.

Há modificações no conteúdo programático.

Os cargos disponíveis são os de soldado policial militar, com 2000 vagas, onde os profissionais irão desempenhar atividades nas cidades de Curitiba; Londrina; Maringá; Ponta Grossa e Cascavel, e soldado bombeiro militar com 400 vagas, somente nas cidades de Curitiba; Londrina e Cascavel.

Dentro do total de funções, há vagas exclusivas para candidatos que se enquadrem nos itens especificados no edital.

Os candidatos devem ter no máximo 30 anos de idade na data do primeiro dia de inscrição e ter concluído o ensino médio.

Os profissionais admitidos para o cargo de soldado policial militar farão desempenho do policiamento ostensivo e outras missões necessárias à preservação da ordem pública, além das atribuições previstas em lei. Já os que forem selecionados para o cargo de soldado bombeiro militar, farão a prevenção e o combate a incêndios, ações de busca e salvamento de pessoas e ações relacionadas com a defesa civil. Estes profissionais contarão com um salário mensal que pode variar de R$ 1.933,63 a R$ 4.263,67.

Para se inscrever o candidato deverá concluir um pré-cadastro no portal do candidato que estará disponível no site do núcleo de concurso da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR). A inscrição deverá ser feita, exclusivamente, via internet, a partir do dia 1 de abril 2020 até as 17h do dia 4 de maio do mesmo ano, mediante o preenchimento do formulário de inscrição.

A taxa de inscrição terá o valor de R$ 100,00 e o pagamento deverá ser feito na rede bancária ou nas casas lotéricas, respeitando o horário de compensação bancária, até o dia 5 de maio de 2020.

As solicitações de isenção deverão ser realizadas do dia 1 de abril a 13 de abril de 2020.

O método de seleção para este Concurso Público consistirá em duas fases, sendo a primeira, uma prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, constituída pela etapa objetiva, composta de 60 questões, e a discursiva, que será uma redação.

A prova de conhecimentos será realizada no dia 28 de junho de 2020, preferencialmente nas cidades de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória, com início às 13h e duração de cinco horas.

Já a segunda fase consistirá em provas de habilidades específicas, de caráter eliminatório, constituída por exame de capacidade física, exame de sanidade física, avaliação psicológica e investigação social.

O conteúdo programático da primeira fase será composto pelas áreas de conhecimento da língua portuguesa, raciocínio matemático, geografia, história, informática, legislação e redação.

O prazo de validade desta seleção será de um ano, contado da homologação do resultado

 

SOLDADO POLICIAL MILITAR E SOLDADO BOMBEIRO MILITAR

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA

As questões de Língua Portuguesa visam a averiguar a capacidade da candidata e do candidato, quanto: · à apreensão do significado global dos textos; · ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; · ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; · à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; · à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); · à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; · à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; · ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; · ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; · à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; · à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; · ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc. · ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; · à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.

RACIOCÍNIO MATEMÁTICO

1 Resolução de problemas numéricos, porcentagem, conjuntos e contagem. 2. Equações e Sistemas do 1º e 2º graus e regra de três simples. 3. Área, volume e capacidade. 4. Cálculo da média, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos. 5. Relações métricas no triângulo retângulo.

INFORMÁTICA

1. Noções de Informática: conceitos básicos de operação com arquivos nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior). 2. Noções consistentes de uso de Internet para a informação (Mozila Firefox e Google Chrome) e correio eletrônico nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior). 3. Noções de trabalho com computadores em rede interna, nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior). 4. Noções de escrita e editoração de texto utilizando LibreOffice-Writer (versão 5.0.6 ou superior). 5. Noções de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas utilizando o LibreOffice-Calc (versão 5.0.6 ou superior). 6. Noções, como usuário, do funcionamento de computadores e de periféricos (impressoras e digitalizadoras). 7. Noções, como usuário, dos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior).

HISTÓRIA

1. Brasil Colônia. 1.1. Sistema colonial: sociedade do açúcar e da mineração. 1.2. Paraná: movimentos de ocupação do território. 1.3. A Família Real no Brasil (1808-1822). 2. Brasil Império. 2.1. Paraná: a dinâmica do tropeirismo. 2.2. Café: escravidão e trabalho livre. 2.3. A emancipação política do Paraná. 2.4. O ciclo da erva-mate. 2.5. A queda da monarquia. 3. Brasil República. 3.1. Implantação do regime republicano e conflitos sociais. 3.2. A Guerra do Contestado. 3.3. Política oligárquica e coronelismo. 3.4. A era Vargas: Estado, Trabalho e Cultura. 3.5. O Golpe Civil-Militar de 1964. 3.6. Movimentos de resistência à ditadura. 3.7. A abertura política. 3.8. A Nova República e as características do Estado Democrático de Direito estabelecidas pela Constituição de 1988. 3.8.1. Cidadania e movimentos sociais. 3.8.2. A questão da desigualdade e da inclusão social. 3.8.3. A Democracia e o papel das instituições de segurança pública.

GEOGRAFIA

1. População e estruturação socioespacial em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo). 1.1. Teorias e conceitos básicos em demografia e políticas demográficas. 1.2. Estrutura demográfica, distribuição da população e novos arranjos familiares. Movimentos, redes de migração e impactos econômicos, culturais e sociais dos deslocamentos populacionais. População, meio ambiente e riscos ambientais. 1.3. Transformação das relações de trabalho e economia informal. 1.4. Diversidade étnica e cultural da população. 1.5. Geografias das diferenças: questões de gênero, sexualidade e étnico-raciais. 1.6. Espacialidades e identidades territoriais. 2. Estrutura produtiva, economia e regionalização do espaço em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo). 2.1. O espaço geográfico na formação econômica capitalista. 2.2. Exploração e uso de recursos naturais. 2.3. Estrutura e dinâmica agrárias. 2.4. Industrialização, complexos industriais, concentração e desconcentração das atividades industriais. 2.5. Espacialidade do setor terciário: comércio, sistema financeiro. 2.6. Redes de transporte, energia e telecomunicações. 2.7. Processos de urbanização, produção, planejamento e estruturação do espaço urbano e metropolitano. 2.8. As relações rurais-urbanas, novas ruralidades e problemáticas socioambientais no campo e na cidade. 2.9. Evolução da estrutura fundiária, estrangeirização de terras, reforma agrária e movimentos sociais no campo. 2.10. Agronegócio: dinâmica produtiva, econômica e regional. 2.11. Povos e comunidades tradicionais e conflitos por terra e território no Brasil. 2.12. Produção e comercialização de alimentos, segurança, soberania alimentar e agroecologia. 3. Formação, estrutura e organização política do Brasil e do mundo contemporâneo. 3.1. Produção histórica e contemporânea do território no Brasil. 3.2. Federalismo, federação e divisão territorial no Brasil. 3.3. Formação e problemática contemporânea das fronteiras. 3.4. Conflitos geopolíticos emergentes: ambientais, sociais, religiosos e econômicos. 3.5. Ordem mundial e territórios supranacionais: blocos e fluxos econômicos e políticos, alianças militares e movimentos sociais internacionais. 3.6. Regionalização e a organização do novo sistema mundial. 3.7. Globalização: características, impactos negativos e positivos. 4. A representação do espaço terrestre. 4.1. A evolução das representações cartográficas e a introdução das novas tecnologias para o mapeamento, através do sensoriamento remoto (fotografias aéreas e imagens de satélite) e dos Sistemas de Posicionamento Terrestre (GPS). 4.2. As formas básicas de representação do espaço terrestre e das distribuições dos fenômenos geográficos (mapas, cartas, plantas e cartogramas). 4.3. Escalas, reconhecimento e cálculo. 4.4. Sistema de coordenadas geográficas e a orientação no espaço terrestre. 4.5. Projeções cartográficas. 4.6. Identificação dos principais elementos de uma representação cartográfica, leitura e interpretação de tabelas, gráficos, perfis, plantas, cartas, mapas e cartogramas.

LEGISLAÇÃO

1. Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e suas alterações. 1.1.Parte geral: · Título I – Das Disposições Preliminares. · Título II – Dos Direitos Fundamentais: Capítulos I (Do Direito à Vida e à Saúde), II (Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade), III (Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária), IV (Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer) e V (Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho. · Título III – Da Prevenção: Capítulo II, Seção I (Da informação, Cultura, Lazer, Esportes, Diversões e Espetáculos), Seção II (Dos Produtos e Serviços) e Seção III (Da Autorização para Viajar).

1.2.Parte Especial: · Título III – Da Prática de Ato Infracional: Capítulos I (Disposições Gerais), II (Dos Direitos Individuais) e III (Das garantias processuais) e IV (Das Medidas Socioeducativas). · Título IV – Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável. · Título V – Do Conselho Tutelar: Capítulos I (Disposições Gerais) e II (Das Atribuições do Conselho).

 

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