Lançamento

Apostila Apex Brasil 2018 - ASPECTOS ORGANIZACIONAIS INTERNOS


Por:
R$ 49,00

ou 5x de R$ 10,39 com juros
 

Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil)

 

A APEX Brasil), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, (informa da abertura de dois Processos Seletivos, visando preencher 34 vagas imediatas e à formação de cadastro reserva na sede do órgão em Brasília - DF.

No edital nº 1/2018, as oportunidades disponíveis encontram-se no cargo de Assistente (9). Já o edital nº 2/2018 traz as chances na função de Analista nas áreas de concentração de Prospecção de Projetos (11), Aspectos Organizacionais Internos (6), Serviços Técnicos em Tecnologia da Informação (2), Prospecção de Mercados (6) e Jurídico.

Com carga horária de 40h semanais, os selecionados de nível médio e superior devem receber remuneração com valor de R$ 2.700,57 ou R$ 7.313,22.

Os interessados podem efetuar inscrição por meio do endereço eletrônico www.iades.com.br, a partir das 8h do dia 26 de agosto de 2018, até às 22h do dia 26 de setembro de 2018. A taxa de participação tem valor de R$ 64,22 ou R$ 82,57.

Estas seleções consistirão na realização de Provas Objetiva e Discursiva. As Provas do edital nº 1/2018 são previstas para o dia 18 de novembro de 2018. Por sua vez, os candidatos às oportunidades do edital nº 2/2018 devem realizar as Provas provavelmente no dia 20 de outubro de 2018.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO – ASPECTOS ORGANIZACIONAIS INTERNOS

Conteúdo Básico

1 Língua Portuguesa.

1.1 Compreensão e intelecção de textos. 1.2 Tipologia textual. 1.3 Ortografia. 1.4 Acentuação gráfica. 1.5 Pontuação. 1.6 Concordância nominal e verbal. 1.7 Colocação pronominal. 1.8 Regência nominal e verbal. 1.9 Equivalência e transformação de estruturas. 1.10 Paralelismo sintático. 1.11 Relações de sinonímia e antonímia.

2 Raciocínio Lógico e Matemático.

2.1 Princípios de contagem e probabilidade. 2.2 Arranjos e permutações. 2.3 Combinações. 2.4 Operações com conjuntos. 2.5 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 2.6 Equações e inequações. 2.7 Sistemas de medidas. 2.8 Volumes. 2.9 Compreensão de estruturas lógicas. 2.10 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 2.11 Estruturas lógicas. 2.12 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

3 Ética.

3.1 Compliance. 3.2 Código de Ética da Apex-Brasil. 3.3 Empresas Brasileiras no Exterior – Relacionamento com a Administração Pública Estrangeira, Políticas de Hospitalidade, Brindes e Presentes.

4 Legislação Aplicada aos Empregados da Apex-Brasil.

4.1 Lei nº 10.668, de 14 de maio de 2003 – autoriza a instituição da Apex-Brasil. 4.2 Decreto nº 4584, de 5 de fevereiro de 2003 – institui a Apex-Brasil. 4.3 Estatuto Social da Apex-Brasil. 4.4 Regulamento de Licitações e de Contratos da Apex-Brasil. 4.5 Regulamento de Convênios da Apex-Brasil. 4.6 Regulamento de Patrocínios da Apex-Brasil.

5 Redação Oficial. 5.1 Manual de Redação da Apex-Brasil.

6 Microinformática.

6.1 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versão 7 ou superior). 6.2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versão 10 ou superior). 6.3 Aplicativos e procedimentos de internet e intranet. 6.4 Programas de navegação: Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares. 6.5 Sítios de busca e pesquisa na internet. 6.6 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 6.7 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 6.8 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall e antispyware). 6.9 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 6.10 Procedimentos de backup. 6.11 Redes e mídias sociais. 6.12 Computação na nuvem (cloud computing) e armazenamento de dados na nuvem (cloud storage). 6.13 Dispositivos móveis.

7 Noções de Gestão de Projetos.

7.1 Conceito e definição de projeto. 7.2 Diferenças e semelhanças entre projetos e trabalhos operacionais. 7.3 Fatores críticos de sucesso. 7.4 Relacionamento entre programas, objetivos estratégicos e metas. 7.5 Ciclo de vida de projetos. 7.6 Competências necessárias para gerenciamento de projetos.

8 Técnicas de Negociação.

8.1 O papel da negociação na sociedade contemporânea. 8.2 Métodos de solução de conflitos e a obtenção de resultados pessoais e organizacionais. 8.3 Confiança recíproca e cooperação mútua. 8.4 Principais visões sobre a negociação. 8.5 Estratégias e táticas de negociação. 8.6 Etapas de uma negociação. 8.7 Ponto de equilíbrio 24/36 na negociação. 8.8 Superação de impasses e concessões. 8.9 Situações de conflito nas organizações.

9 Técnicas de Comunicação.

9.1 Conceitos gerais sobre a comunicação. 9.2 Comunicação verbal e não verbal. 9.3 A influência das variáveis psicológicas na ação de falar em público. 9.4 Ruídos na comunicação. 9.5 Técnicas de expressão oral em comunicação e de persuasão. 9.6 Design e tecnologia que envolvem apresentações.

CONTEÚDO ESPECÍFICO

1 Fundamentos da Administração Pública. 1.1 Estado, Governo e Administração Pública. 1.2 Princípios da Administração Pública. 1.3 Competências.

2 O Sistema S.

2.1 Conceituação e natureza jurídica. 2.2 Entidades participantes. 2.3 Finalidade. 2.4 Contribuições sociais.

3 Gestão de processos organizacionais.

3.1 Modelo de negócio e cadeia de valor. 3.2 Gestão de operações e serviços. 3.3 Levantamento e mapeamento de processos. 3.4 Representação e modelagem de processos. 3.5 Fluxo de processos. 3.6 Análises quantitativa e qualitativa de processos de negócios e métodos de análise. 3.7 Oportunidades de melhoria 3.8 Ciclo PCDA (Plan-Do-Check-Act). 3.9 Gestão de mudanças.

4 Gestão de projetos.

4.1 Concorrência de projetos. 4.2 Aquisições, custos, cronograma, comunicação e stakeholders. 4.3 Definição de escopo. 4.4 Formação e liderança de equipes. 4.5 Análise de viabilidade de projetos.

5 Gestão orçamentária e financeira.

5.1 Noções de processos financeiros. 5.2 Visão geral do orçamento público. 5.3 Fases do processo orçamentário.

6 Gestão contábil.

6.1 Estudo da receita e da despesa. 6.2 Sistemas de escrituração e os demonstrativos contábeis.

7 Gestão administrativa.

7.1 Processos administrativos e de pessoal. 7.2 Normas e rotinas administrativas. 7.3 Administração de material e controle patrimonial.

8 Gestão de pessoas.

8.1 Capacitação e desenvolvimento de pessoas. 8.2 Gestão por competências 8.3 Cultura organizacional. 8.4 Liderança e motivação. 8.5 Gestão de desempenho. 8.6 Retenção de talentos e valorização profissional. 8.7 Equipes de alto desempenho.

9 Planejamento Estratégico.

9.1 Impacto do planejamento estratégico nas organizações. 9.2 A missão organizacional. 9.3 A visão de futuro. 9.4 Avaliações dos ambientes interno e externo. 9.5 Objetivos estratégicos. 9.6 Criação, avaliação e seleção de estratégias. 9.7 Políticas e diretrizes. 9.8 Planos de ação e alocação de recursos. 9.9 Medição e avaliação do desempenho.

10 Indicadores de desempenho organizacional e avaliação de resultados.

10.1 O uso de indicadores. 10.2 Atributos dos indicadores. 10.3 Classificação de indicadores: nível hierárquico, tema, dimensões ou perspectivas, posicionamento na cadeia de valor. 10.4 Estabelecimento de indicadores para compor um sistema de medição do desempenho organizacional. 10.5 Descrição de indicadores e interpretação de seus resultados. 10.6 Ferramentas e metodologias para elaboração de indicadores e avaliação de resultados. 10.7 Estabelecimento de metas.

11 Noções de legislação previdenciária e trabalhista.

11.1 A relação de emprego. 11.2 O contrato de trabalho. 11.3 Jornada de trabalho. 11.4 Remuneração, salário, adicionais, vantagens e benefícios. 11.5 Rescisão contratual. 11.6 Legislação básica previdenciária: Leis nos 8.212/1991 e 8.213/1991, Decreto no 3.048/1999 e Instrução Normativa INSS/PRES no 77/2015. 11.7 Prestações e serviços da previdência social (Lei no 13135/2015). 11.8 Aposentadoria. 11.9 Auxílio-doença previdenciário e acidentário.

 

 

OBS:

 

Prezado Cliente:

 

Não Trabalhamos com apostilas impressas e sim digitais no formato PDF, enviadas por email/link para download e as imagens são apenas ilustrativas.

 

O envio será feito até 24 horas após sermos notificados da realização e aprovação do pagamento pela instituição financeira.

 

Solicitamos também aos nossos clientes , que verifiquem em suas caixas de E-mail, inclusive caixa de Spam e Lixo eletrônico pois muitos programas de e-mails, direcionam arquivos para essas pastas.

 

COLOQUE ESTA PÁGINA EM SEUS FAVORITOS.VOCÊ PODE PRECISAR!

 

 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira os produtos